São Vicente do Sul já conhece os semifinalistas do Campeonato Aberto de Futsal 2025. Como já se esperava, a disputa das quartas de final reservaram muita qualidade em quadra, resultados indefinidos até o último segundo de jogo e muita emoção.
Na partida que abriu os embates da noite, o Roma, de Mata, até saiu na frente no placar mas não aguentou a pressão do adversário e da torcida local. O Peñarol, de São Vicente do Sul, buscou a virada e abriu larga vantagem ainda no primeiro tempo, indo para o intervalo com um placar de 4 a 1 a favor dos vicentenses. Na segunda etapa da partida o Peñarol chegou a abrir 5 a 2, mas o Roma reagiu e encostou no placar nos minutos finais. Mesmo com muita pressão os matenses não conseguiram chegar ao empate e a equipe vicentense avançou para as semifinais pelo placar de 5 a 4.
O adversário do Peñarol nas semifinais saiu do confronto seguinte, na disputa da casa. Aliança VR e Tio Nanato fizeram a segunda decisão e mantiveram a qualidade e emoção dentro de quadra. Reeditando a final do Campeonato Municipal de 2024, as duas equipes fizeram mais um jogasso. Apesar de econômicos nos gols, a partida foi muito disputada. A equipe do Aliança saiu na frente do placar, mas loco a equipe esmeraldina buscou o empate. O primeiro tempo acabou tudo igual, mas chances de gol eram criadas para os dois lados. Na volta da segunda etapa, ainda nos primeiros minutos, o Tio Nanato conseguiu virar a partida e, a partir daí, foi segurar o adversário. Apesar das investidas, o Aliança VR não conseguiu furar a defesa esmeraldina e o jogo acabou 2 a 1 para o Tio Nananto.
A terceira partida foi a mais tranquila da noite. A equipe de Caçapava do Sul, Centauros, saiu na frente do placar e abriu 2 a zero sobre o Poms, de Santa Maria. Os santa-marienses chegaram a descontar, mas não conseguiram fazer frente aos caçapavanos. Com uma equipe muito bem encaixada, o Centauros dominou o jogo e as articulações. O Poms, por vezes, parecia denunciar fadiga física, inclusive com dificuldades para o domínio da bola. O Centauros soube aproveitar a atuação apática e até irreconhecível do adversário, abriu 5 a 1 no placar. Os santa-marienses ainda conseguiram descontar, mas ficou por ai. Final: Centauros 5x2 Poms.
Para fechar a noite, parecia que tudo havia sido combinado. Kamikaiser e AGRF avançaram na madruga, encerrando a noite da melhor maneira para garantir emoção: golaço que poderia garantir vaga, empate heroico para levar pros pênaltis. E tudo isso a trinta segundos de acabar a partida. Depois de um primeiro tempo pegado mas de placar zerado, o segundo tempo já iniciou movimentado. Já no começo a AGRF abriu o placar e ampliou logo depois. Apesar da vantagem e de sempre controlar o placar, as coisas não foram tão simples para a Associação G. Reis. O atual campeão da competição buscou o empate e se recolocou na partida. Em um jogo que, além de emocionante também se tornou tenso, a distribuição de cartões e expulsões dificultou o controle da partida por parte da arbitragem, mas sem prejuízo ao espetáculo. Conforme a AGRF avançava no placar, o Kamikaiser buscava o empate. No último minuto do jogo, mais precisamente nos últimos trinta segundos da partida, os impossíveis aconteceram. TH, em cobrança de falta, colocada, por cobertura, marcou um golaço e recolocou a equipe G. Reis na frente do placar. Enganou-se quem achou que com pouco mais de 25 segundos de partida restante a vaga estava definida. A três segundos do final do jogo, o Kamikaiser consegue uma falta, revertida em tiro livre direto, já que a AGRF havia atingido o limite de faltas, reflexo da tensão que foi a partida. O Kamikaiser não desperdiçou e empatou novamente a partida, levando a decisão para os pênaltis. Após uma longa série de penalidades, no ato final do jogo, o atual campeão do Aberto de Futsal de São Vicente do Sul não suportou a pressão e acabou derrotado nos pênaltis por 9 a 8, após o empate em 4 a 4 no tempo normal. A AGRF segue para as semifinais demonstrando toda resiliência que marca os jogos da equipe nesse campeonato.
As semifinais ficaram da seguinte forma:
Peñarol (SVS) X Tio Nanato (SVS)
Centauros (Caçapava) X AGRF (SM).
Texto: Ronei Bueno
Foto: Rafael Bieger